dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Frutas    
Consórcio de fruteiras com grãos e hortaliças no Cerrado
Experimento da Embrapa Cerrados obtém ótima produtividade
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
09/03/2010

A diversificação de culturas de ciclo mais curto nos grandes espaços disponíveis entre as linhas dos pomares é a motivação da pesquisa sobre sistemas de consórcio de fruteiras com hortaliças e grãos sob irrigação, da Embrapa Cerrados. A partir da implementação do modelo durante um experimento com bananeiras, diversas espécies já estão sendo avaliados na área experimental da unidade, em Planaltina, Distrito Federal.

Sob a ótica agroflorestal, o princípio é aprimorar a técnica de aproveitamento desses solos muito bem preparados, corrigidos e irrigados. Além de proporcionar retorno econômico nos primeiros anos que antecedem a colheita inicial de frutas, a diversificação da gama de produtos disponíveis para alimentação é de grande importância, principalmente para os pequenos fruticultores.

O pesquisador Tadeu Graciolli compara os dois anos necessários para começar a produção de manga, laranja, abacate, goiaba, ao curto período de 90 a 130 dias para colher feijão e milho, por exemplo. Ele menciona que além das vantagens nutricionais e de lucratividade, há a questão  social, com a alocação mais intensiva da mão de obra familiar.

A proposta é aproveitar a área no período de inverno para plantar hortaliças e feijão. Já, na safra tradicional a intenção é intercalar milho e arroz. Com apenas 14 meses e um desempenho muito bom numa área de 0,3 hectares, já foram colhidos milho, cebola, alho, feijão, repolho, alface, couve abóbora, mandioca, inhame e batata doce.

— As metodologias utilizadas variam de acordo com a espécie. Tratamos as culturas em separado, providenciando tudo aquilo que é preciso para melhorar o seu desenvolvimento. A quebra da extensão da monotonia de uma só cultura aumenta de biodiversidade, criando um ambiente desfavorável às pragas e doenças —

As instalações consideram também parâmetros, como fazer uso apenas de três dos cinco metros das ruas dos pomares. A experiência comprovou que é perfeitamente possível produzir bastante alimento, contanto que se faça uso eficiente dos recursos disponíveis. Graciolli informa que o  processo de transferência de tecnologia deve começar em breve. 

"A quebra da extensão
 da monocultura cria
 um ambiente desfa-
 vorável às pragas"


 Tadeu Graciolli,
 da Abrace

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Hugo
01/10/2019 - 15:11
Pode fazer o consórcio de laranja com cebola ?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada